
PLATAFORMA INTELIGENTE DE ENSINO À DISTÂNCIA
ACESSO PELO NAVEGADOR - NÃO NECESSITA INSTALAR PROGRAMAS
Esta Plataforma Virtual foi especialmente desenvolvida para Ensino à Distância e Treinamentos, em formato de vídeos, via internet, e pode ser visualizada em grande parte dos computadores, tablets e smartphones, sem a necessidade de instalação de programas.
CONEXÃO COM A INTERNET
Para acessar é necessário estar ligado à internet, em banda larga, com no mínimo 1mb de conexão, sendo ideal 5 ou 10MB para assistir vídeos em altissina definição.
Sugerimos que deixe o player na função automática para qualidade, desta forma o sistema irá monitorar sua conexão para evitar falhas na reprodução.
NAVEGADORES SUGERIDOS
Sugerimos utilizar as últimas versões dos navegadores Google Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge, e Microsoft Internet Explorer, para visualizar a Plataforma Virtual.
POR ONDE ACESSAR
Para uma experiência mais completa sugerimos que acesse a Plataforma em Computadores, Notebooks e Tablets, mas você também pode usar seu smartphone.
MENU SUPERIOR
MENU: Utilize as funções do Menu para interagir com os conteúdos
As funções do Menu são definidas para cada curso ou equipamento utilizado, ou seja, algumas funções podem não estar ativas.
- INICIO: Por aqui você acessa os módulos, conteúdos em videos, atividades, tem informações sobre o curso e conteúdos específicos, visualiza seu progresso geral do curso.
- PERFIL: Aqui você encontra seu cadastro, e verifica seu progresso no curso, notas e atividades.
- NOTIFICAÇÕES: Área de mensagens enviadas por tutores e administradores.
FUNÇÕES DISPONÍVEIS CONFORME CONTEÚDO EXIBIDO
- INFORMAÇÕES: Veja aqui o título e informações sobre o conteúdo que está ativo
- DOWNLOADS: Baixe arquivos. Salve em um local seguro e imprima os arquivos para utilizar quando desejar
- REDES SOCIAIS: Acesse links de Redes Sociais
- ENQUETE: Participe de pesquisas e enquetes
- AVALIAÇÃO: Participe de Avaliação
- ATIVIDADE: Participe de Atividades
- PERGUNTAS: Envie suas perguntas
FUNÇÕES DO PLAYER DE VÍDEOS
- PLAY/PAUSA: Clique para iniciar ou pausar um vídeo
- LINHA DO TEMPO: Deslize para adiantar ou retroceder um vídeo
- VELOCIDADE: Utilize o controle para acelerar ou deixar mais lento a reprodução de um vídeo.
- CC (CLOSE CAPTION): Se o vídeo possuir legenda esta opção estará disponível.
- LAYOUT: Alterne entre as janelas de vídeo e imagens e defina como deseja visualizar seus conteúdos
- SLIDES: Caso o recurso esteja disponível, visualize imagens e slides utilizados nos conteúdos. Clique sobre um slide/imagem para sincronizar o vídeo para o ponto desejado
- TELA CHEIA: Assista vídeos em tela cheia utilizando a função diretamente na janela de vídeo.
- HD ALTA DEFINIÇÃO: Os vídeos poderão ser visualizados em Alta Definição (HD), desde que sua internet comporte esta situação (conexão mínima de 5mb, sendo ideal 10mb ou superior). A função HD pode ser ligada e desligada diretamente na janela de vídeo para atender a sua necessidade.
Em conexões mais lentas pode-se também optar por resoluções mais baixas através do botão HD, evitando travamentos dos vídeos.
USANDO TABLETS E SMARTPHONES
- TABLETS: Utilize as funções de pinça com os dedos e acelerômetro (giro na horizontal e vertical) de seu equipamento para interagir com layout da Plataforma.
- SMARTPHONES Em alguns aparelhos somente o vídeo será exibido, devido ao player do mesmo assumir esta função, ficando imagens e slides por baixo do vídeo. Para ver slides ou imagens, de ok no video para retornar a plataforma. Para continuar o video clique em play. Utilize o Menu responsivo para interagir com os conteúdos.
RECOMENDAÇÕES EM CASO DE FALHAS OU TRAVAMENTOS
- Reinicie seu computador antes de iniciar a plataforma, e a cada 1 hora de visualização de vídeos (esta medida alivia a memória do equipamento evitando travamentos).
- Desabilite a função HD (ou deixe em automático) na janela de vídeo se sua internet tiver menos de 10 MB de velocidade, ou escolha uma resolução menor através da função.
- Não abra outros programas ou baixe arquivos durante a visualização dos vídeos.
- Caso utilize internet sem fio (wireless), no momento em que estiver vendo algum conteúdo, peça a outros usuários da mesma rede que desliguem outros equipamentos que usam a conexão, como smartphones, tablets, outros computadores ou notebooks.
- Se estiver utilizando uma conexão sem fio, verifique a distância entre o computador e o roteador wireless (quanto mais longe, mais fraco é o sinal, e consequentemente a conexão ficará mais lenta), se for o caso aproxime os equipamentos.
- Tente conectar seu equipamento por cabo diretamente no roteador para que não haja interferências.
- Pedimos que verifique sua conexão com a internet, se está dentro dos requisitos mínimos para acesso.
- Para ver os vídeos é necessário uma conexão mínima de 1Mb, sendo ideal acima de 5Mb
- Não recomendamos conexões 3g ou 4g para acesso aos conteúdos em videos, conexões móveis, possuem instabilidades e estão sujeitas a franquias de dados.
- Para testar sua conexão com a internet acesse o seguinte link: http://speedtest.copel.net/ - Ela deve atingir no mínimo 1 MB e o tempo de resposta (latência) deve ser até (ping) 180 ms.
- Vídeos são arquivos pesados e mesmo em computadores mais robustos sugerimos que a cada 1 hora de visualização o computador seja reiniciado para aliviar a memória do mesmo. Após uma hora corrida os vídeos devem começar a travar isso é normal a placa de vídeo do equipamento é muito exigida durante a reprodução de vídeos.
- Se seu equipamento está dentro dos requisitos, e algum vídeo travar por mais de 30 segundos, de uma pequena pausa até 1 minuto para ver se o carregamento continua, mexa na barra de rolagem para adiantar ou retroceder para um ponto diferente do vídeo, ou clique em atualizar (tecla F5 do teclado) para reiniciar a plataforma.
ATENÇÃO: Para acessar o curso de onde parou, ou assistir aleatoriamente os módulos de vídeos, acesse o MENU INICIO Navegue na lista, localize o que deseja assistir para iniciar à partir dali.
- Se algum problema persistir sugerimos acessar os conteúdos por outros equipamentos e/ou conexões com a internet (como em uma lan house ou em amigos e parentes), o problema pode estar em seu equipamento. Lembramos que os vídeos podem ser acessados na maioria de computadores, notebooks e tablets que preencham os requisitos mínimos para acesso.
PICO Plataforma Inteligente de Conteúdos Online powered by: Ensino e Conhecimento